Polaris RZR regressa ao Dakar para defender o seu título na categoria SSV

Os atuais vencedores do Dakar na categoria SSV, Polaris Off Road e a equipa Sébastien Loeb Racing, regressam ao Rali Dakar em 2025 para defender o título.

A menos de duas semanas do início oficial da 47.ª edição do Rali Dakar, que acontece na Arábia Saudita em janeiro próximo, a Polaris RZR está pronta para enfrentar a corrida mais difícil do mundo com duas equipas na classe T4 de Veículos Side-by-Side (SSV). A equipa francesa Sébastien Loeb Racing, sob a direção da FrayMédia Motorsport, terá um total de três tripulações — incluindo os Campeões do Dakar 2024, Xavier de Soultrait e Martin Bonnet — ao comando do Polaris RZR Pro R Factory. Além disso, a equipa espanhola TH Trucks Rally Team alinhará com três tripulações no Polaris RZR Pro R.

Equipa Sébastien Loeb Racing (SLR)

No terceiro ano da parceria de cinco anos entre a Polaris e a SLR, que já resultou numa vitória no Dakar no segundo ano de colaboração, a equipa encara o Dakar 2025 com o objetivo de defender o título e conta com uma vasta experiência acumulada para começar em força. Com uma estrutura reforçada e um objetivo claro, a equipa aposta nas suas três tripulações para lutar pelo topo: Os atuais Campeões do Dakar, Xavier de Soultrait e Martin Bonnet, que procuram manter o título da classe T4 em 2025. A dupla francesa Florent Vayssade e Nicolas Rey, que alcançou o top-10 no Dakar 2024. Finalmente, a equipa dá as boas-vindas a uma terceira tripulação com Brock Heger, da Polaris Factory Racing, campeão da Baja 1000 de 2024 e da SCORE Pro UTV Open em 2023. Heger fará a sua estreia no evento, com Max Eddy Jr. como navegador.

A experiência acumulada ao longo das duas primeiras edições e as melhorias técnicas feitas no Polaris RZR Pro R Factory colocam a equipa numa posição competitiva.

Cédric Fray, CEO da FrayMédia Motorsport, comentou: “O Dakar continua a ser uma corrida marcada por um elevado grau de aleatoriedade e terrenos imprevisíveis. No entanto, a equipa encara esta edição com um sentimento de preparação otimizada e determinação renovada. O objetivo é claro: colocar os três carros no top 10, com a ambição máxima de reter o título e continuar a desenvolver o projeto iniciado com a Polaris há três anos, agora com uma nova estrutura na liderança do projeto.”

#400 - Xavier de Soultrait (FR) e Martin Bonnet (FR)
#411 - Florent Vayssade (FR) e Nicolas Rey (FR)
#425 - Brock Heger (EUA) e Max Eddy (EUA)

Equipa TH Trucks Rally

A participar no Dakar pela segunda vez na categoria SSV, mas com mais de 25 anos de experiência no setor e várias participações no Rali Dakar, tanto em competição como no fornecimento de camiões de assistência, a equipa TH-Trucks apresenta três tripulações com o objetivo de levar todas elas até à meta. Depois de um desempenho bem-sucedido em 2024, Enrico Gaspari e Fausto Mota regressam ao Dakar 2025 ao lado dos colegas Domingo Roman e Oscar Bravo, que não conseguiram completar a última edição devido a um acidente nas dunas. Estes últimos pretendem conquistar a medalha de finalistas em 2025. A equipa será completada pela tripulação José Ignacio Gayoso e Santiago Javier Ramiro, estreantes no Rali Dakar, mas com uma vasta experiência em testes para se prepararem para a corrida.

#406 - Enrico Gaspari (IT) e Fausto Mota (ESP)
#434 - Domingo Roman (ESP) e Oscar Bravo (ESP)
#435 - José Ignacio Gayoso (ESP) e Santiago Javier Ramiro (ESP)

Polaris RZR Pro R

Após a estreia vitoriosa no Rali Dakar no ano passado, o veículo RZR Pro R Factory regressa para o seu segundo ano no Dakar com melhorias adicionais em desempenho e durabilidade. Com um chassis de peça única, uma estrutura mais robusta e rígida, hardware de suspensão ajustável e novos componentes eletrónicos aperfeiçoados, o RZR Pro R Factory de 2ª geração está pronto para enfrentar novamente o deserto da Arábia Saudita. 
Embora o RZR Pro R Factory inclua peças de alto desempenho otimizadas para corridas, grande parte dos seus componentes principais permanece completamente de série, baseado na plataforma revolucionária RZR Pro R. Entre as peças de série destacam-se o motor ProStar Fury 2.0L, tração dianteira e traseira, transmissão, cremalheira da direção assistida, rolamentos das rodas, todos os componentes do CVT (incluindo a correia), braços de controlo, mangas de eixo dianteiras e traseiras, rótulas e braços traseiros.

Assinalando o 14.º ano consecutivo de participação da Polaris no evento, o Rali Dakar terá lugar pela sexta vez na Arábia Saudita, entre os dias 3 e 17 de janeiro de 2025, percorrendo quase 8.000 quilómetros de Bisha até Shubaytah. 

Acompanhe o progresso das equipas nas redes sociais ou online:
Polaris Off Road - Siga o canal Polaris Off Road do seu país.
Sebastien Loeb Racing Team – @loebracing / sebastienloebracing.com
TH-Trucks – FB @thtrucksteam / IG @thtrucks_team / th-trucks.com
 

ACERCA DA POLARIS
Na qualidade de líder mundial em desportos motorizados, a Polaris Inc. (NYSE: PII) é pioneira em produtos inovadores e serviços e experiências enriquecedoras que têm convidado as pessoas a descobrir o prazer de estar ao ar livre desde que a empresa foi fundada em 1954. A linha de produtos de elevada qualidade da Polaris inclui os veículos side-by-side todo-o-terreno Polaris RANGER®, RZR® e Polaris GENERAL™; veículos todo-o-terreno Sportsman®; veículos militares e comerciais todo-o-terreno; motos de neve; motociclos Indian Motorcycle® de dimensão média e pesados; moto-roadsters Slingshot®; quadriciclos Aixam; veículos elétricos Goupil; e barcos pontoon e deck, incluindo pontoons Bennington líderes na indústria. A Polaris otimiza a experiência de condução com um robusto portfólio de peças, vestuário/equipamento e acessórios. Com sede no Minnesota, a Polaris serve mais de 100 países em todo o mundo.

 

Polaris Apresenta: O melhor guia de prendas para o todo-o-terreno