- O Polaris RZR venceu a classe SSV na edição de 2025 do Rally Dakar, pelo segundo ano consecutivo com a equipa Sébastien Loeb Racing - RZR Factory Racing Team
- Com esta vitória, a Polaris passa a ter oito no total no Daka
A equipa Sébastien Loeb Racing - RZR Factory Racing defendeu brilhantemente o título na classe SSV T4 durante a 47ª edição do Rally Dakar, que decorreu entre 2 e 17 de janeiro de 2025 na Arábia Saudita.
O objectivo era simples: Voltar a vencer o Rally Dakar com uma estrutura reforçada e três talentosas equipas e a missão foi cumprida com a dupla Brock Heger e o co-piloto Max Eddy Jr. na sua primeira corrida no Rally Dakar aos comandos do RZR Pro R Factory.
«Hoje é o meu aniversário e procurava um presente especial», confidenciou Brock Heger, vencedor do Rally Dakar em 2025. «Ganhar o Dakar é incrível, creio que só vou começar a cair em mim nos próximos dias, quando regressar aos Estados Unidos. Estas duas semanas foram incríveis e estou super emocionado. Agradeço a oportunidade de competir aqui pela primeira vez e espero poder regressar».
Depois de vencer o prólogo, a dupla conquistou nove pódios consecutivos nas 12 etapas, uma prestação notável na sua estreia no Dakar. Seguem os passos dos vencedores da classe SSV do ano passado, Xavier de Soultrait e Martin Bonnet, que estavam em segundo na classificação geral deste ano, até à penúltima etapa, na qual, um problema técnico os impediu de subir ao pódio.
A lenda em pessoa, Sébastien Loeb, co-fundador da Sébastien Loeb Racing, não escondeu a satisfação: «Muitos parabéns a toda a equipa por esta nova vitória no Dakar! O Brock e o Max Eddy Jr. foram impressionantes do início ao fim, o Xavier e o Martin ficaram muito perto do pódio, não tivesse sido esse problema mecânico. Bravo a todos por nunca se renderem a estas 12 etapas! O nosso projecto com a Polaris está agora solidamente reconhecido pelo seu desempenho e demonstra que a nossa parceria funciona na perfeição.»
Com base na revolucionária plataforma RZR Pro R, o RZR Pro R Factory, é a peça central da equipa Polaris Factory Racing, que este ano contou com melhorias adicionais de desempenho e fiabilidade, incluindo um chassis de uma peça única, quadro mais robusto e rígido, hardware da suspensão ajustável e componentes eletrónicos novos e melhorados.
«Vencer o Dakar é um feito notável para a equipa Sébastien Loeb Racing e para o RZR Factory Racing, mas conseguir duas vitórias consecutivas é nada menos que fenomenal», afirmou Alex Scheuerell, Diretor Técnico da RZR Factory Racing. «Este feito reflete não só a inigualável sinergia entre a engenharia da Polaris e a equipa SLR, mas também a fantástica determinação e talento do Brock e do Max no cenário mais exigente do mundo. Para a dupla, estrear-se no Dakar com uma vitória é um sonho tornado realidade.
«O RZR Pro R Factory enfrentou o Dakar em duas ocasiões e conquistou a vitória em ambas, o que o afirma como uma autêntica plataforma de competição desenhada para os cenários mais extremos. O seu desempenho em desafios como o Dakar e a Baja impulsiona toda a gama RZR e os programas de competição da Polaris, pelo que esta conquista é muito importante para demonstrar a nossa capacidade de inovação e as nossas ambições.
«Esta vitória pertence a todos os envolvidos, ao Brock e ao Max, à nossa equipa Polaris Factory Racing, ao grupo de engenheiros RZR, e a toda a equipa SLR e seus parceiros. Conseguir este feito juntos pelo segundo ano consecutivo é um testemunho do poder da colaboração e a excelência.»
Sob a direção da FrayMédia Motorsport, esta terceira participação no Dakar marca uma nova etapa para a equipa. Depois de conquistar o título em 2024, a equipa, em colaboração com a Polaris, voltou a reclamar o título, consolidando o seu papel de líder na classe SSV T4 no Rally Dakar.
Cédric Fray, Director Geral da FrayMédia Motorsport: «O Dakar continua a ser uma corrida definida pela imprevisibilidade e pelos terrenos difíceis. Enfrentámos esta edição com a máxima concentração e determinação. O Brock e o Max Eddy Jr. brindaram-nos com um trabalho impressionante, mostrando um controlo excepcional em todas as etapas e em todos os terrenos. Estamos muito felizes por confirmar as ambições da equipa e a solidez desta colaboração com a Polaris. Tratava-se de um novo desfio com uma direção reestruturada para esta edição e os resultados falam por si só. Estamos todos muito orgulhosos com este desfecho.»
RESULTADOS FINAIS (SÉBASTIEN LOEB RACING) :
#425 - Brock Heger (USA) e Max Eddy Jr. (USA): P1 à geral.
Vencedor do prólogo e 1 vitória de etapa / 9 pódios consecutivos.
#400 - Xavier de Soultrait (França) e Martin Bonnet (França): P21 à geral.
1 vitória de etapa / 5 pódios consecutivos
#411 - Florent Vayssade (França) e Nicolas Rey (França): P26 à geral.
Xavier de Soultrait declarou:
«Depois da vitória no ano passado, tínhamos grandes ambições. Fomos competitivos em todos os momentos, mas cometemos alguns pequenos erros, que fazem parte das corridas. A décima primeira etapa custou-nos o pódio, que estava ao nosso alcance. Apesar disso, mantivemos a cabeça erguida e estamos muito orgulhosos da prova que fizemos. Este ano, o nível da concorrência foi especialmente elevado, com muitos pilotos de primeira fila na classe. O Brock e o Max, em particular, fizeram uma corrida perfeita no seu primeiro Dakar, sem cometer erros e por isso, damos-lhes os parabéns pela sua vitória.
«O Dakar é, acima de tudo, uma aventura em equipa. Obrigado a toda a equipa da Loeb Racing e à FrayMédia Motorsport pela sua dedicação e trabalho duro durante toda a corrida. O nosso Polaris esteve perfeito, optimizado em cada etapa, um factor chave para obter estes bons resultados. Estas duas intensas semanas foram repletas de experiências e de aprendizagem. Estamos com a motivação em alta para regressar com mais força o ano que vem».
Florent Vayssade referiu:
«O nosso objectivo era terminar entre os 10 primeiros, coisa que conseguimos, mas fomos competitivos durante todo o rally, com alguns desempenhos notáveis em determinadas etapas. Os problemas mecânicos impediram-nos de alcançar a classificação que queríamos, mas divertimo-nos muito pilotando e navegando com o Nico! Toda a equipa foi extraordinária desde o princípio ao final do Dakar. O espírito de trabalho em equipa, com tanta generosidade e respeito, foi incrível. É isso que é a alma do Dakar, uma autêntica aventura humana».
Equipa TH Trucks Rally
Uma corrida triunfal para a equipa TH Trucks Rally Team, também aos comandos do Polaris RZR Pro R, com a dupla Enrico Gaspari e Fausto Mota a terminar a corrida dentro dos cinco primeiros, representando um incrível segundo lugar no pódio da FIA SSV World Rally-Raid Championship (W2RC).
RESULTADOS FINAIS (TH TRUCKS RALLY TEAM):
#406 - Enrico Gaspari (IT) e Fausto Mota (ESP): P5 à geral
P2 W2RC
#434 - Domingo Román (ESP) e Oscar Bravo (ESP): P19 à geral
Finalistas do Dakar
#435 - José Ignacio Gayoso (ESP) e Santiago Javier Ramiro (ESP): DNF (por recomendação médica)
—
Créditos das imagens: DPPI FrayMedia / Sébastien Loeb Racing
Para obter mais informações sobre a Polaris RZR Pro R Factory, por favor entre em contacto com a Polaris através do email press@polaris-orv.media.
SOBRE A POLARISComo líder mundial nos desportos motorizados, a Polaris Inc. (NYSE: PII) é pioneira em produtos inovadores, experiências enriquecedoras e serviços que incitam as pessoas a descobrir a alegria de estar ao ar livre desde a nossa fundação em 1954. A gama de produtos de alta qualidade da Polaris inclui os veículos todo-o-terreno Polaris RANGER®, RZR® e Polaris GENERAL™; os ATV Sportsman®; os veículos todo-o-terreno militares e comerciais; as motos de neve; as motos Indian Motorcycle® de cilindrada média e alta; as motos todo-o-terreno Slingshot®; os quadriciclos Aixam; os veículos eléctricos Goupil; e as embarcações Bennington líderes no sector. A Polaris melhora a experiência de condução com uma sólida gama de acessórios e equipamento. Com a sua sede central no Minnesota, a Polaris está presente em mais de 100 países de todo o mundo.